Midia

Site Revista Kaza

Site Revista KAZA

Conforto térmico é premissa de casa em Aracaju

“Em Aracaju (SE), a casa de 300 m2, inicialmente desenhada pelo Coletivo de Arquitetos para veraneio, logo se tornou a residência principal da família. Há um pavilhão principal, com quase todos os cômodos, e outro bloco que abriga espaço gourmet, área de serviços e garagem.

Bastante presente, o tijolo maciço está nas vedações, no piso e também como elemento de sombreamento. Os brises móveis filtram a incidência solar e ainda permitem o fechamento da casa. O paisagismo, realizado em parceria com Marcel Nauer, mescla espécies desérticas na fachada frontal, com mais insolação, e plantas tropicais nas demais áreas internas e externas.

DETALHE SUSTENTÁVEL
O posicionamento da construção no terreno considerou a ventilação natural permanente, mesmo com a chegada de vizinhos. As decisões partiram das análises sobre insolação e direcionamento de ventos, seguindo livremente as orientações do “Roteiro para construir no Nordeste” do pernambucano Armando de Holanda.
Beirais, varandas, brises, descolamentos entre volumes para evitar pontes térmicas foram as estratégias utilizadas para garantir o conforto climático no interior da residência. Os arquitetos conseguiram aliar, com maestria, as soluções técnicas e estéticas”.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário Leia os termos de uso