O Coletivo de Arquitetos é um estúdio formado pelos sócios arquitetos Guile Amadeu, Gustavo Fontes, Rodrigo Lacerda e arquitetos parceiros, que atuam de forma simultânea nas cidades de São Paulo e Aracaju

Tem como foco principal de trabalho o desenvolvimento de projetos de arquitetura, possuindo como área expandida de interesse o projeto da paisagem, desenho urbano, intervenção em patrimônio histórico e design de objetos. Para a atuação nessas diversificadas áreas de trabalho conta com parcerias e colaborações de arquitetos especializados para o desenvolvimento de soluções projetuais de forma coletiva.

Gustavo Fontes

Formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2014 e se pós graduou pela Escola da Cidade (São Paulo) logo em seguida. Durante sua trajetória acadêmica, dedicou-se a pesquisas e projetos com diferentes abordagens, visando sempre complementar sua formação. Trabalhou em escritórios de arquitetura; foi avaliador de eficiência energética em edificações; fez parte da equipe responsável por representar o Brasil na competição internacional de casas solares Solar Decathlon Europe 2012, em Madri. Em 2011 realizou intercâmbio acadêmico na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (FAU - USP), onde cursou disciplinas e trabalhou no desenvolvimento da Casa Solar. No ano seguinte, realizou seu segundo intercâmbio, dessa vez internacional, onde ingressou na Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri (E.T.S.A.M - UPM). Por fim, após sua formação, voltou a morar em São Paulo onde trabalhou no escritório Bacco Arquitetos durante três anos.

Rodrigo Lacerda

Formou-se pela Fundação Armando Álvares Penteado em 2004 e se especializou em Projeto de Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010. Colaborou com os escritórios Arquitetura de Hospitais Karman, com o Escritório Paulistano de Arquitetura e com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Nas suas atividades profissionais, obteve premiações em escala nacional como a menção honrosa no 7° Prêmio Jovens Arquitetos IAB-SP com a Residência Aracaju em 2005. Em 2009 fundou o Coletivo de Arquitetos e, além das atividades desenvolvidas no escritório, é professor universitário nas disciplinas de Projeto de Arquitetura e Desenho Urbano em Aracaju, Sergipe.

Guile Amadeu

Formou-se pela Fundação Armando Álvares Penteado em 2003. No ano seguinte realizou sua primeira pós-graduação em Desenho e Cálculo de Estruturas pela Universidade Politécnica da Catalunya (UPC). Pela mesma universidade se pós-graduou no curso Habitar La Casa no ano de 2005. Durante os quatro anos em que permaneceu fora do Brasil, colaborou com o escritório EMBT – Miralles Tagliabue Arquitectes Associats. Paralelamente participou de concursos em conjunto com outros dois arquitetos europeus recebendo, em 2006, o Primeiro Prêmio no Concurso de Requalificação de Área Urbana em Podenzano, Itália. No mesmo ano e com a mesma equipe de arquitetos, recebeu menção honrosa no Concurso para Biblioteca Municipal de Melzo, também na Itália. Em 2009 fundou o Coletivo de Arquitetos.

Atualmente os arquitetos parceiros são:

Alberto Gomez,
David Chang,
Haron Gabriel,
Gileno Jonas,
Laís Magalhães,
Luna Viana,
Rozival Medeiros
Vitória Almeida

premiações e reconhecimentos

Premiação IAB 2023 na categoria interiores e design com o projeto Apartamento Green Park

Premiação IAB-SE - Wellington Costa com os projetos da Casa Thai, Apartamento Green Park e Urbanização da Orla da Ilha do Ouro, esse último em parceria com o Projetar.Se, em 2023.

2° lugar em Concurso Público Nacional de Arquitetura Ecoparque Itaipú em parceria com Figueroa Arquitetos Associados, Fábrica de Paisaje, Erick Vicente e Glória Cabral em 2023.

Menção Honrosa em Concurso Público Nacional de Arquitetura para Reforma do edifício-sede do CAU/SP em parceria com Figueroa Arquitetos Associados e Erick Vicente em 2023.

1° lugar no Prêmio Arte Ambiente com os projetos da Residência Thai e Loja Serafina em 2022.

3° lugar no 8° Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura para a Escola da Pedra Furada em 2021.

Premiação no IAB-SE – Edição do Centenário com os projetos do Club Garden Village, Art in Coffee, Teatro Sesc Atalaia e Orla Fluvial de Santana de São Francisco, esses últimos em parceria com SIAA Arquitetos e Projetar.Se, respectivamente, em 2021.

3° lugar em concurso nacional fechado para Teatro do Sesc Atalaia em parceria com SIAA Arquitetos em 2020.

1° lugar no Prêmio Arte ambiente com os projetos da Residência Maikai, Colégio Pró Mundo, Escritório Tecnowise e Apartamento Verdetto em 2019.

1° lugar no Prêmio Design & Technical Summit promovido pela rede Accor Hotels em parceria com GAP Associates em 2019.

Vencedor na categoria institucional do IABsp 2018 – especial 75 anos com projeto da Escola da Pedra Furada.

Menção Honrosa na categoria Desenho Urbano do IABsp 2018 com projeto da Praça do Crasto.

Finalista do VII Prêmio Casa Cláudia com Restaurante Tanit em 2017.

Menção Honrosa com o projeto Casa da Sustentabilidade em concurso nacional promovido em 2016.

Destaque em concurso nacional com o projeto Mirante de Piracicaba realizado pelo IAB em 2015.

Spa Botanique entre os melhores spas do mundo pelas publicações inglesas The Daily Telegraph, em 2016, e pela Tatler Magazine, em 2013.

Finalista no “O Melhor da Arquitetura 2015” promovido pela Revista Arquitetura & Construção com o Coworking LAB 48.

Vencedor de licitação nacional realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para projeto da Orla do Rio Cotinguiba, Centro Histórico de Laranjeiras, Sergipe, em 2013.

Menção Honrosa com projeto Residência Cantareira no 10° Prêmio Jovens Arquitetos IABsp em 2011.

1° lugar em concurso para Requalificação de Área Urbana, em Podenzano, Itália, em 2006.

Menção Honrosa no concurso para Biblioteca Municipal de Melzo, Itália, em 2006

Menção Honrosa com projeto Residência Aracaju no 7° Prêmio Jovens Arquitetos IABsp em 2005.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário Leia os termos de uso