Projeto

Apartamento Muxarabi

A família tinha o desejo de modernizar o apartamento onde vive há 10 anos tendo como ponto de partida a unificação da cozinha, salas e varanda

O projeto propõe a retirada de grande parte das alvenarias que impedia uma maior interação entre esses ambientes além do nivelamento e unificação do piso da sala com os ambientes vizinhos.

Apesar dos clientes terem bastante claro o desejo por essa integração, sempre foi discutida a possibilidade de que quando fosse necessária a relação entre esses ambientes, houvesse o controle por algum tipo de fechamento, mais precisamente entre a sala e a cozinha.

O escritório propõe, então, que se executasse um fechamento que trabalhasse como uma epiderme, ora mais fechada, ora mais aberta, e que pudesse unificar os mais de 15 metros de comprimento da sala, servindo como um filtro de passagem não só da cozinha como também do hall de entrada do apartamento e do hall de acesso aos quartos e lavabo.

Um único plano executado em marcenaria e desenhado como tramas de muxarabi aumenta a sensação de unidade para os ambientes. Esse plano através de intervalos do muxarabi vazado e fechado vai revelando as aberturas e passagens dos cômodos que estão por trás dele.

É interessante observar a intenção de que o elemento de fechamento entre esses ambientes não determinasse a interrupção de luz natural entre eles. A fonte de luz predominante no apartamento vem da varanda e o muxarabi vazado leva para quem está chegando no hall de entrada, por exemplo, uma suave claridade da luz do dia.

Antes da intervenção, o apartamento já tinha predominantemente o preto e o branco como cores principais. Os clientes decidiram manter essa base cromática como principal paleta, orientando decisões como a que definiu o tom ebanizado do muxarabi, o cinza chumbo no tecido que repaginou o sofá, entre outros.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário Leia os termos de uso