Projeto

Casa Thai

Vencedor na Premiação IAB – SE 2023 – Edição Premiação Wellington Costa

1° lugar no Prêmio Arte Ambiente – 2022

A casa, projetada em uma área litorânea no estado de Sergipe, foi dividida em dois núcleos térreos conectados entre si: um mais alongado – implantado longitudinalmente ao terreno – e um outro de geometria poligonal mais livre

O bloco principal possui dois prismas funcionais internos (como abrigos dentro de um abrigo), ambos de caráter íntimo, separados entre si pelo programa social da casa, que traz também, cozinha, sala de jantar e estar integrados. Esse bloco, é protegido por uma grande cobertura cerâmica em duas águas a qual confere um pé direito amplo para os usos sociais. Já a laje em formato poligonal, delimita a área de lazer, serviços e garagem da casa.

O projeto é implantado buscando equacionar as condicionantes locais de excesso de insolação e direcionamento de ventos, seguindo livremente as orientações do “Roteiro para construir no Nordeste” do pernambucano Armando de Holanda. Beirais, varandas, brises, descolamentos entre volumes para se evitar pontes térmicas foram as estratégias utilizadas para garantir o conforto climático no interior da residência. O plano da cobertura em telha-vã confere ao volume edificado uma porosidade que contribui nas trocas de ar do bloco alongado, um recurso encontrado nas antigas casas litorâneas típicas dessa região.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário Leia os termos de uso