Projeto

Concurso Parque Itaipu

2° lugar em Concurso Público Nacional de Arquitetura Ecoparque Itaipú, Foz do Iguaçu, Paraná.

Parceria realizada com Fiqueroa.AA + Fábrica de Paisaje + Erick Vicente + Glória Cabral

Foz do Iguaçu, localizada na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, é marcada pela exuberância da natureza, representada pelo encontro dos rios Paraná e Iguaçu e pelas impressionantes Cataratas do Iguaçu. Além disso, a região abriga a usina hidrelétrica binacional de Itaipu, um grandioso empreendimento humano.

A implantação do EcoParque Itaipu permitirá explorar todo o potencial do local, oferecendo aos visitantes acesso franco às águas, tanto naturais quanto artificiais, e tecnologia avançada para educação ambiental e interação personalizada. O projeto pode transformar Foz do Iguaçu em uma metrópole cosmopolita na região das três fronteiras.

Além das águas, o EcoParque oferecerá um significativo comprometimento tecnológico tanto no que diz respeito à educação ambiental, como também priorizando a relação personalizada com os usuários e visitantes.

O território escolhido, que já foi utilizado como viveiro pela Itaipu, tem a capacidade de dialogar com a tecnologia e os sistemas de infraestrutura inteligentes e transformar o lugar em um EcoParque exemplar, digno da capacidade de Foz do Iguaçu, e se consolidar como uma metrópole cosmopolita na região das três fronteiras.

Proposta para concurso que propõe a criação do ECOPARQUE ITAIPU através de intervenção e nova apropriação em uma área de 114 hectares ao largo do Arroio Jupira, em área existente dentro do tecido urbano de Foz de Iguaçu no Paraná.
Projeto é resultado da parceria feita com uma grande equipe interdisciplinar e concebido por um grupo multinacional de arquitetos.

“A proposta se apoia na condição marcante de um território natural amplamente impactado, mas com uma condição inegável de resiliência. O poder de regeneração tem motivado ações formais e informais na tentativa de consolidar a condição de sítio natural e ao mesmo tempo oferecer a comunidade opções de lazer e ócio associados a natureza.”

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário Leia os termos de uso