Projeto

Mercado Municipal de Santos

Entende-se que as ações de restauro visando as novas atividades no conjunto edificado do Mercado Municipal de Santos devem vir acompanhadas de uma reordenação do seu entorno.

Obras que tratem das áreas livres envoltórias com previsão de estacionamentos, arborização, iluminação pública e mobiliários urbanos que sejam convidativos ao desfrute dessa área pública hoje bastante desarticulada do cotidiano do cidadão santista.
As laterais da Bacia das Catraias recebem nesta proposta duas praças lineares com trechos arborizados e jardins drenantes verdes. São projetados dois decks que se estendem ao longo das laterais maiores da bacia, aproximando as pessoas dos seus planos inclinados e permitindo um desfrute dessa paisagem peculiar.
O terminal de passageiros das catraias é contemplado com um novo desenho proporcionando uma espera mais confortável, abrigada do sol e da chuva através de uma marquise. Sob essa cobertura organiza-se as bilheterias e banheiros públicos, conferindo as conveniências necessárias ao público. Associado ao terminal de passageiros é projetado um bicicletário integrando distintos modais de transportes.
A praça linear projetada para o lado oposto ao terminal das catraias deverá acomodar uma área que estimulará a ludicidade do visitante, permitindo que se tenha um passeio em contato com áreas vegetadas e o elemento água; há a previsão de um espelho d’água e de um aspersor de água para desfrute em dias de calor.
Para o entorno do Mercado é desejável a reordenação dos fluxos viários e uma priorização de áreas para o passeio de pedestres; para isso será previsto uma nova organização dos sentidos das ruas bem como o nivelamento em alguns trechos de rua com a cota das calçadas. A acomodação do passeio dos pedestres frente a circulação de automóveis nessas áreas será mediada pela disposição de balizadores que protegem as pessoas da passagem de carros. A rugosidade do piso não asfáltico criará uma vibração para o condutor do veículo, induzindo-o a uma circulação mais lenta nessas áreas compartilhadas com os pedestres.

Esse website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário Leia os termos de uso