A Reserva Boa Luz, um dos maiores complexos de lazer no interior do estado de Sergipe, em breve abrigará um inédito empreendimento: Reserva dos Lagos
Em meio a milhões de metros quadrados de natureza, serão construídos bangalôs e studios totalmente integrados às matas nativas, jardins, bosques e lagos, em uma das regiões mais bonitas da Reserva. Esse é o primeiro empreendimento que nasce da parceria entre a Reserva Boa Luze a Construtora Santa Maria. Os futuros frequentadores poderão usufruir de uma Boa Luz completamente renovada e com projetos arquitetônicos modernos, funcionais e inovadores. Além do empreendimento de caráter residencial, outros seis projetos foram previstos para completar a oferta de lazer e entretenimento para os frequentadores da Reserva. São eles: Centro de Convenções, Capela, Hotel, Cervejaria, Parque Aquático e Spa. O escritório Coletivo de Arquitetos em conjunto com a engenheira e designer de interiores Cristina Barreto assinam os seis projetos desse complexo.
CERVEJARIA
Em área privilegiada, junto a um dos lagos e encaixado a meia altura de uma elevação do terreno, é previsto um pequeno restaurante que servirá cervejas artesanais de qualidade superior. A edificação será envolvida por muros de contenção em pedra de natureza calcária, típicas da região, abrigando um salão de refeições que se abrirá para a paisagem envoltória. A presença de um deck externo e um pier, que avança em direção ao lago, reforçará essa conexão com a natureza.
CAPELA
Sobre uma leve colina e próxima ao Centro de Convenções é prevista a construção de uma Capela para funcionar, sempre que assim for necessário, em conjunto com o edifício de eventos. A capela evoca a espacialidade e a estética de uma capela típica da arquitetura tradicional colonial brasileira, com cobertura em duas águas, área para o batistério, sacristia e coro elevado, porém apresentando um característico traço arquitetônico contemporâneo. Esse conjunto edificado é circundado por áreas ajardinadas e uma praça que pode acolher eventos externos.
CENTRO DE CONVENÇÕES
A construção do Centro de Convenções se acopla a um restaurante já em atividades que funcionará no pavimento inferior do novo edifício. Grande parte das áreas técnicas destinadas a carga e descarga, vestiários e depósito se encaixam em um semi enterrado, tomando partido da natural inclinação do terreno que permite a diluição da sua maciça presença na volumetria da edificação projetada. Essas áreas técnicas dão suporte à retaguarda do restaurante e aos salões de eventos previstos no pavimento superior. Para o restaurante é previsto um deck em franco contato com a margem de um dos lagos que se encontra à sua frente, conectando visualmente o salão de refeições à paisagem circundante. É previsto um passeio de conexão entre o Restaurante e a Cervejaria, de maneira que possa haver uma complementariedade de funcionamento entre os programas desses dois edifícios.
Os salões de eventos do Centro de Convenções, interconectáveis entre si e localizados no pavimento superior dessa edificação, aproveitam o belo lago que se descortina à sua frente, um atrativo particular para os eventos que aí acontecerão. Os salões possuem, cada um, uma ligação com um amplo avarandado externo, se valendo dessa espacialidade para comportar os convidados em uma área externa e com contato aproximado com a natureza. O foyer que antecede os salões de eventos é ligado à uma praça de acesso que facilita as manobras dos automóveis e o embarque e desembarque nos dias de grandes eventos. O próprio Foyer é um espaço que pode receber eventos menores já que também pode ser estrategicamente atendido pelos núcleos de banheiros, cozinha e por um camarim.
PARQUE AQUÁTICO
Para o Parque Aquático, de forma a envolver a pré-existência de sua principal atração (piscina de ondas), foi proposto um pavilhão de conveniências e serviços para atender as necessidades de quem ali se entretém. Para isso, o desenho de uma grande marquise semicircular, independente dos módulos internos de serviço, contorna a grande piscina e se insere de maneira sutil e integrada ao seu entorno. É prevista uma estrutura em Madeira Laminada Colada (MLC) que, ao mesmo tempo em que exerce seu papel de destaque no conjunto edificado, se relaciona de maneira harmoniosa com a natureza envoltória, grande protagonista de todo o empreendimento.
HOTEL
O hotel previsto para a Reserva dos Lagos se vale de uma edificação já existente, onde se mantinha a operação de um hotel de campo. Uma nova volumetria, de planta trapezoidal, se encaixa à geometria da edificação preexistente em formato de ferradura. Essa espécie de anexo reorganiza os fluxos e equipa o hotel com uma ampla recepção no térreo e salão de refeições no pavimento superior. Mais uma vez, a paisagem envoltória é valorizada no desenho do projeto; recepção e salão de refeições se voltam para a vista de um dos lagos do empreendimento.
SPA
O programa do Spa da Reserva dos Lagos se apresenta tripartido, em volumes distintos que exploram a sua relação com a paisagem de maneiras diversas, tirando partido, inclusive, da sua implantação em cota elevada em uma colina existente. O primeiro edifício, de acolhimento, conduz o olhar em dois movimentos inversos: de forma centrípeta, em direção a um jardim central de águas e, de forma centrífuga, para a paisagem envoltória. A segunda edificação é configurada por um avarandado com franca vista para o entorno, abrigado por uma sombra linear que protege áreas de descanso e de contato com banhos de imersão. Já o terceiro edifício é composto por uma sequência de salas de massagem (mais intimistas, com visuais direcionadas para jardins reclusos) e saunas com potentes aberturas para o exterior.
O primeiro edifício conta com um programa voltado para acolher o visitante. Lá encontramos espaços destinados a recepção, vestiários, bar e um salão de belezas. Há, também, a conexão dessa edificação com uma piscina circular externa com uma bela visual para um dos lagos do complexo. Na porção central desse espaço, há a previsão de um jardim de águas, com plantas adaptadas a esse meio. Esse jardim é banhado pela luz natural que vem de uma abertura zenital que valoriza a presença desse jardim recluso.
O Spa propriamente dito se localiza no avarandado – que traz uma série de banhos de imersão em temperaturas diferentes para efeitos terapêuticos distintos – e nos módulos localizados na cota mais alta do terreno – onde encontramos as salas de massagens, sauna seca e úmida.