Localizado no Itaim, bairro de São Paulo que segue seu ritmo de se posicionar como um dos destacados vetores de atração e desenvolvimento do setor gastronômico da cidade, o Restaurante SAZ se apresenta como um lugar da “excelência da simplicidade. Bons ingredientes aproveitados por inteiro, trabalhados com cuidado e técnica. Um menu sazonal, autoral e cosmopolita”
O projeto que contou com a parceria da dupla de chefs Sergio Suslick Mortara e Pedro Tiellet, foi desenvolvido com a intenção de traduzir parte desse conceito de cozinha para um pequeno salão que divide seu espaço com o bar e a praça de preparo e finalização dos pratos.
O desejo de trabalhar com a “cozinha de ingrediente” e a responsabilidade ambiental e social ao selecionar fornecedores, o SAZ busca, segundo o manual de identidade do restaurante: “Valorizar o artesanal, em detrimento das grandes indústrias. Volta-se a buscar produtos da estação. Retoma-se a proximidade com a terra e o produto rural”.
Neste contexto, a arquitetura apenas oferece um espaço que possa acolher esse enredo e se associa às ideias do restaurante para desenhar um espaço que evoca a proximidade com a terra ao escolher como o elemento principal do salão um revestimento a base de terra, que reveste piso e paredes.
A sazonalidade e o tempo marcado pelo calendário moderno muitas vezes representado de forma quadriculada, também está presente na razão da escolha da peça 11x11cm que volta a aparecer nos tampos da mesa e em parte do mobiliário fixo.